Fresquinhas e Actuais

quinta-feira, novembro 25, 2004

Caso Semanário Académico


Concentração contra a censura e o fim de um Académico livre


Ontem realizou-se uma manifestação de cerca de uma centena de jovens no Prometeu, em frente ao Complexo Pedagógico 2 do Campos Gualtar em Braga



Esta manifestação foi convocada em resposta ao facto da Direcção da AAUM ter demitido a direcção do "Semanário Académico".
Com esta concentração os dirigentes demitidos do "Semanário Adcadémico" pretendem explicar à comunidade estudantil o porquê do encerramento do jornal, segundo António Larguesa, o director demitido.
António Larguesa trecorda que todo este caso foi despoletado após o cortejo da Latada, em Guimarães. Em que o transporte de alunos para a "cidade berço" esteve em volto de diversos problemas, sendo notificado o facto no "Semanário".
"O que foi revelado no Semanário foram as palavras de impugnação em prol de um descontentamento colectivo dos estudantes. Foi revelado tudo a favor da verdade."
Esta manifestação teve o apoio de quase exclusivamente dos alunos de Comunicação Social, que se mostraram bastante indignados e solidários com esta causa.
Jorge Cristino, presidente da Direcção da AAUM, foi recebido por bastantes apulpos, mas mostrou grande serenidade. Para este "a demissão do jornal Académico não foi motivada por desavenças internas ou por criticarem a AAUM", mas sim acusou a direcção demitida "de falta de rigor jornalistico e de falta de postura", conclui o mesmo.
Após uma hora do começo da manifestação e de se ouvirem palavras de ordem "Pressão censura isto é uma ditadura", os estudantes deslocaram-se à sede da Assiciação Académica, onde entregaram um caixão de papelão, revestido com páginas do "Semanário Académico". Para os menbros demitidos do "Semanário" este acto pretendeu demonstrar que ainda existe censura em Portugal.
Este facto fez recordar outros que à bem pouco tempo todos os meios de comunicação fizeram questão de revelar, tais como, o "caso Marcelo" e a demissão da direcção De Informação da RTP, tornando pertinente e urgente uma abordagem sobre a liberdade de expressão.




1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home